Você sabia que o draft survey (arqueação de navios) é baseado em Arquimedes?
Uma das teorias ou princípios de Arquimedes diz que “todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.
Arquimedes foi um matemático e físico grego que viveu de 287 a 212 a.C., mas seus princípios ainda são aplicados até hoje, como na arqueação de embarcações. O cálculo determina o volume interno suportado por um navio, barco ou plataforma flutuante, utilizado para aferir o peso da carga no embarque ou desembarque.
Assim, quando é feita a arqueação, determinamos o volume de água deslocado por um navio, por meio de leitura de calados, cálculos matemáticos e tabelas.
A arqueação, portanto, é a medida do volume interno de uma embarcação, e compreende a arqueação bruta e a arqueação líquida de cada navio. Hoje, as medidas de arqueação internacionalmente em vigor consistem em valores adimensionais obtidos por fórmulas de cálculo onde entram os volumes expressos em metros cúbicos, o número de passageiros, o pontal e a imersão da embarcação.
O draft survey tem por finalidade determinar a quantidade de carga carregada ou descarregada em uma embarcação para benefício de todas as partes interessadas, entre elas: a Receita Federal, o embarcador, importador/exportador, Marinha, entre outros órgãos reguladores e de fiscalização.
A arqueação é realizada antes do início do carregamento ou descarregamento para aferir o peso do volume de água inicialmente deslocado pela embarcação. Esse valor irá indicar seu peso total. O cálculo também pode ser realizado no decorrer da operação (carga ou descarga) para obter um resultado intermediário, e após o seu término. Os dois últimos levando em conta o deslocamento inicial e final onde medimos a diferença, no intuito de determinar a carga do navio.
Na execução da arqueação é primordial o conhecimento sobre as embarcações, como geometria, estrutura, engenharia, bem como ter experiência na leitura e observação de algumas constantes do navio.
E falando em observação, foi assim que Arquimedes descobriu o princípio da flutuabilidade. Num dia, lá por volta do ano 250 a.C, o matemático grego estava no banho, e mergulhado em suas reflexões, gritou: Eureka!
E definiu:
“A cortiça e a madeira flutuam porque são menos densas que a água. Mas os metais são mais densos que a água e um pedaço de bronze, de meio quilo, jogado numa banheira cheia d’água, afundará verticalmente. Mais se esse meio quilo de bronze for martelado, dele sendo feito uma vasilha delgada e oca, irá flutuar. Estará apresentando à água uma superfície consideravelmente maior e uma força igual ao peso da água deslocada não permitirá que a vasilha afunde.”
A Costa Logística realiza o serviço de Draft Survey de navios nos principais portos do Sul do Brasil. A empresa conta com profissionais capacitados para a inspeção e elaboração de documentação técnica da Arqueação, produzindo relatórios dos certificados sobre a operação. A Costa está habilitada a ser sua parceira na aferição correta da sua carga.