A inspeção de carga é um processo que envolve verificação da carga, documentos de transporte (peso, quantidade, medidas, embalagem, entre outros.) e avarias pré-existentes, tudo documentado fotograficamente. O Relatório de Inspeção é a garantia de que sua carga foi entregue e recebida pelo próximo interveniente em perfeito estado, protegendo seus interesses e a reputação de sua empresa.
Ter um bom processo de inspeção pode servir como garantia e proteção da sua carga nas operações, evitando assim que uma mercadoria defeituosa chegue aos seus clientes, não causando danos a sua reputação.
Quando e onde acontecem as inspeções?
As vistorias ou inspeções podem acontecer em diversos lugares e situações, podendo a carga ser verificada na entrada ou saída: local de armazenagem da carga (origem), na área portuária (alfandegada ou não) ou meio de transporte (caminhão, navio). Em todos os casos o Inspetor registra o estado da carga recebida, observando sempre se há danos ou faltas da carga anteriormente manifestada pelo cliente. Caso a carga estiver danificada ou não cumprir as especificações determinadas, o cliente das mercadorias deverá ser comunicado de imediato, com o máximo de detalhamento possível e com evidências visuais da ocorrência, seja foto ou vídeo.
As inspeções acontecem também em diferentes momentos, mas em geral se dá antes, durante e/ou após o carregamento ou descarga. O profissional que realiza as inspeções é chamado de inspetor de cargas ou surveyor.
4 tipos principais de Inspeção e Controle feitos pelos surveyors ou inspetores de cargas
1. Controle e verificação de quantidades;
2. Inspeções de condição geral do navio;
3. Inspeções para prevenção de danos à carga; e
4. Inspeções para verificação de danos.
As avarias ao navio que devem ser observadas: acidentes de casco e máquinas, incêndio, colisão, encalhe, entre outros.
Já as avarias à carga são o mau manuseio, má estivagem, defeito de material ou de embalagem, danos devido ao mau tempo e outros.